Gratuidade é válida até setembro deste ano. No entanto, prazo pode ser ampliado para até março de 2019
Criado na década de 1970, os telefones públicos caíram no limbo na última década. Pouco utilizados, agora os orelhões fazem ligações gratuitas. Serviço é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) devido ao não cumprimento de obrigações por parte da concessionária Oi. 
Chamadas locais e de longa distância nacional em orelhões, realizadas de abril a setembro deste ano, não serão cobradas. Medida está em vigor desde 2015. No entanto, determinação ampliou o prazo da gratuidade, que era até o último 30 de março. 
No Estado, há mais de 35 mil orelhões, segundo a Oi. Dez mil deles em Fortaleza. Além do Ceará, a medida é valida para outros 11 estados. São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.  
Por que a gratuidade
Após fiscalização da Anatel, constatou-se que o percentual de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência, que deve ser de, no mínimo, 90% em todas as Unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões.

A Agência estabeleceu ainda que novo controle das condições de disponibilidade dos aparelhos deve ocorrer no dia 31 de agosto. Medição indicará os estados em condição de gratuidade para o período de outubro de 2018 a março de 2019.

Serviço 
Ligações gratuitas
Quando: de  1/04/2018 a 30/09/2018
Redação O POVO Online